Day -5: Carro Revisado

13 Jul 2015

O final de semana foi corrido e finalmente conseguimos levar nosso belo carrinho para uma volta. Também finalmente conhecemos, pessoalmente pelo menos, o Russell. Russell é um das grandes figuras que conhecemos durante o planejamento da viagem. Ele que nos ajudou desde o começo à comprar o carro, e emprestou seu endereço para servir de armazém para nossas entregas.

Uma história engraçada. O Micra, ou Yakinator como foi temporariamente batizado, foi nossa terceira tentativa de compra de um carro na Inglaterra. Durante a primeira tentativa, encontramos um anúncio online, trocamos algumas mensagens e pedimos para o Russell encontrar o vendedor e olhar o carro, outro Nissan Micra, um pouco mais novo. Todo anúncio apontava para uma revenda, placas no carro, adesivos, oferta de seguro e registro, tudo. Russell pegou o endereço e segiu ao lugar no horário combinado com o vendedor, aproximadamente uma hora de distância. Chegando lá, nada, uma rua no meio do nada, sem revendas ou sequer casas. Russell tenta ligar para o vendedor, e o mesmo confirma o lugar e pede para esperar. No mesmo momento o Russell me liga dizendo, “algo cheira estranho, não parece algo quente”. A primeira coisa que disse foi, “corre! vão roubar teus órgãos.”. Brincadeiras à parte, isto tinha bem cara de scam. Não imaginei que isso fosse acontecer com a gente, na Inglaterra, mas o Russell estava com a grana para pagar o vendedor em mãos e podia virar um problema grande. Ele foi embora correndo e até hoje não sabemos o que realmente aconteceu.

Aproveitamos e também participamos do evento de fundraising do time do Russell, The Fastlane Loners!

Durante o final de semana também conseguimos levar o Yakinator para revisão. Felizmente, tudo perfeito. Um pequeno acerto na barra de direção, troca de fluídos e filtros. Tudo pronto para a jornada!

Ainda estamos esperando os documentos de registro do carro. O DVLA, órgão responsável pelo registro de veículos na Inglaterra, aparentemente perdeu os documentos de troca de registro e precisamos submeter os mesmos uma segunda vez. Como demora entre duas e seis semanas para o novo dono receber os documentos, estamos no limite. Ligamos algumas vezes e pelo menos já recebemos uma carta informado que os documentos estão sendo processados e ficarão prontos até o dia 17 de Julho! Limite para a largada, mas esperamos que fiquem prontos antes. Não queremos arriscar atrasar e perder a Czech Out Party!

Algumas outras coisas dependem do registro do carro, como o Carnet de Passagem, uma espécie de taxa de importação que se paga para entrar em alguns países, no nosso caso o Iran, para garantir que o carro sairá do país. É caro, 4 vezes o pagamos pelo carro para ser mais exato, mas na volta recebemos parte deste valor de volta, caso o Micra saia do Iran intacto. Como estamos dependendo do registro do carro para isto, é pouco provável que consigamos o Carnet na Inglaterra. O que fazer? Depois de alguma procura online, encontramos um “border fixer” na fronteira do Iran com a Armênia que consegue um tipo de documento similar, que teoricamente nos libera a entrada no Iran. Já fizemos contato e com sorte iremos encontrar o Mr. Hossain na fronteira.

Como esperado, descobrimos mais um documento recomendado para viagem, somente esta semana. O ICMV, ou International Certificate for Motor Vehicles. O ICMV é uma espécie de tradução dos registro do carro, equivalente à carteira de motorista internacional, mas para o carro. Não é estritamente necessária, mas recomendada. Agora não há mais tempo, então, espero que não seja um grande problema nas fronteiras.

Começando bem a viagem, Igor já se perdeu com o carro novo, em Londres, e com GPS. Colocou o post code errado no GPS e acabou indo parar no outro lado da cidade. Isso é um ótimo sinal. Provavelmente vamos parar na África ao invés da Mongólia!

Outra grande notícia é que os nossos celulares chegaram. Obrigado novamente ao nosso sponsor, Sony Mobile! Com certeza iremos aproveitar muito os Z3s para documentar a aventura!

Ainda temos muito para fazer, alguns vistos, instalar o protetor de carter, snorkel e nova suspensão, um novo som (vamos precisar de muita música para chegar na Mongólia), pintura e os diversos adesivos do carro.